FENÔMENOS NATURAIS EROSÕES

Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.
A superfície da Terra como a conhecemos é formada tanto por processos geológicos que formam as rochas, como por processos naturais da degradação e também de erosão. Uma vez que a rocha é quebrada por causa da degradação, os pequenos pedaços podem ser movidos pela água, gelo, vento, ou gravidade. Tudo o que acontece para fazer com que as rochas sejam transportadas chama-se erosão.
A Erosão e um desgaste do solo ou das rochas por desgaste naturais, como causa é promovido geralmente pelo ser humano, devido aos seus desmatamentos e constante uso do solo na agricultura.
Em solos cobertos por densa vegetação, tais como árvores (florestas densas) a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos.

Fenômenos Naturais Erosões, a superfície do solo, não castigado, é naturalmente coberta por uma camada de terra rica em nutrientes inorgânicos e materiais orgânicos que permitem o crescimento da vegetação; se essa camada é retirada, por um processo de erosão ou impacto ambiental, nesse caso chamamos de rocha nua, sem a primeira camada de solo, esses materiais desaparecem e o solo perde a propriedade de fazer crescer vegetação e pode-se dizer que, no caso, o terreno ficou árido ou que houve uma desertificação.
As águas da chuva quando arrastam o solo descoberto ou propenso a erosão, quer ele seja rico em nutrientes e materiais orgânicos, quer ele seja árido, provocam o enchimento dos leitos dos rios e lagos com esses materiais e esse fenômeno de enchimento chama-se assoreamento.
Assoreamento é o processo em que se observa no leito dos rios acúmulo de detritos, lixo,entulho e outros. No fundo dos rios e lagoas, esse acúmulo interfere na topografia de seus leitos impedindo-os de portar todo o seu volume hídrico, provocando transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas.
No Brasil o despejo sistemático de esgotos domésticos, lançados, direta ou indiretamente nas margens dos rios, filtrados dos aterros sanitários é uma das causas de morte da vida marinha nos rios e lagos e que não deve ser confundido com o processo de assoreamento.
 O problema ocorre com a retirada das vegetações para uso agrícola, deixando o solo exposto e tornando a erosão, o que pode levar à desertificação, se ocorrer durante vários anos, pior quando há uso de venenos para pulverizar o solo agrícola.
O avanço imobiliário em encostas que, além de desflorestar, provocam a erosão acelerada devido ao declive do terreno, a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem o seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial.
Abaixo amigos leitores segue fotos dos Fenômenos Naturais na Terra que ocorrem devido às constantes erosões.

Portugal-Lagos-Oceanos-Erosao
Portugal, Lagos, Oceano, Erosão

Bardenas-Navarre-Deserto-Erosao
Bardenas, Navarre, Deserto,  Erosão

Arco-Corona-Moab-Utah-Erosao
Arco de Corona, Moab, Utah

Fada-Chamine-Erosao
Fada Chaminé, Erosão

Erosao-Oceano-Praia-Mare-Rochas
Oceano, Praia, Maré, Rochas, Erosão

Postagens mais visitadas deste blog

TERREMOTO DO HAITI EM 2010 E SUAS CONSEQUÊNCIAS

COMO SÃO OS FENÔMENOS NATURAIS EM NOSSO PLANETA

FURAÇÃO MATTHEW 2016 E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO HAITI

FENÔMENOS METEOROS