FENÔMENO NATURAL, AURORA BOREAL

São fenômenos de grande beleza que ocorrem nas regiões polares no norte de nosso planeta, com luzes brilhantes geralmente avermelhadas e brilhantes, a aurora boreal ocorre geralmente com contato com ventos polares no campo magnético da terra, ela pode ser vista durante a noite ou no final da tarde.



Vídeo Aurora Boreal

O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

Mecanismo


Algumas vezes são formados arcos que podem mudar de forma constantemente. Cada cortina consiste de vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético, sugerindo que o fenômeno no nosso planeta está alinhado com o campo magnético terrestre.


Aurora Polar Terrestre


A Terra é constantemente atingida por ventos solares, um fluxo rarefeito de plasma quente (gás de elétrons livres e cátions) emitidos pelo Sol em todas as direções, um resultado de milhões de graus de temperatura da camada mais externa da estrela, a coroa solar. Durante tempestades magnéticas os fluxos podem ser bem mais fortes, assim como o campo magnético interplanetário entre os dois corpos celestes, causando distúrbios pela ionosfera em resposta às tempestades. Tais distúrbios afetam a qualidade da comunicação por rádio ou de sistemas de navegação, além de causar danos para astronautas em tal região, células solares de satélites artificiais, no movimento de bússolas e na ação de radares. A resposta da ionosfera é complexa e de difícil modelagem, dificultando a predição para tais eventos.
As auroras geralmente são confinadas em regiões de formato oval, próximas aos polos magnéticos. Quando a atividade do efeito está calma, a região possui um tamanho médio de 3.000 km, podendo aumentar para 4000 ou 5000 km quando os ventos solares são mais intensos.
video
Aurora Borealis

Aurora-Boreal-Norte-Luzes
Aurora Boreal, Norte, Luzes




Aurora-Boreal-Neve
Aurora Boreal, Neve

Aurora-Boreal-Luzes-Norte
Aurora Boreal, Luzes do Norte

Aurora-Boreal-Alaska
Aurora Boreal, Alasca


Aurora-Boreal-Michigan-Ponte-Mackinac
Aurora Boreal, Michigan, Ponte de Mackinac



Escocia-Aurora-Boreal-Ilha-Mull-Noite
Escócia, Aurora Boreal, Ilha de Mull, Costa, noite




Gostaria de olhar mais fenômenos incríveis, clique neste link:


 Fenômeno Natural, Aurora Boreal, as mais incríveis fotos desse Fenômeno Natural.

Postagens mais visitadas deste blog

TERREMOTO DO HAITI EM 2010 E SUAS CONSEQUÊNCIAS

COMO SÃO OS FENÔMENOS NATURAIS EM NOSSO PLANETA

FURAÇÃO MATTHEW 2016 E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO HAITI

FENÔMENOS METEOROS