FENÔMENOS NATURAIS EM NOSSO PLANETA - 1

TSUNAMI


Definição:
As Tsunamis são ondas gigantes com grande concentração de energia, que podem ocorrer nos oceanos.
Tsunami, denominação derivada do japonês que significa onda de porto, corresponde às ondas provocadas por deslocamento da crosta oceânica que empurra a massa de água para cima, além do deslocamento de terras e gelo ou impacto de um meteorito no mar.
Fenômeno que é difícil prevê, na maioria das vezes acontecem após um terremoto.

Tsunami-Japao
Tsunami no Japão

Nevascas


Nevascas são graves tempestades de inverno , caracterizada pela neve pesada e ventos fortes. Quando ventos fortes agitar neve que já caiu, ela é conhecida como uma nevasca chão . Nevascas pode impactar actividades econômicas locais, especialmente em regiões onde a queda de neve é rara.

Nevasca-aeroporto
Nevasca em Aeroporto




Tempestades ciclônicos




Ciclone , Ciclone tropical , furacão e tufão são nomes diferentes para o mesmo fenômeno, que é um sistema de tempestade ciclônica que se forma sobre os oceanos.
O fator determinante no qual termo é usado baseia-se onde são originários. No Atlântico e Nordeste do Pacífico, o termo "furacão" é usado; no noroeste do Pacífico é referido como um "tufão" e "ciclones" ocorrem no Sul do Pacífico e do Oceano Índico.

Tempestades-ciclonicas
Tempestades Ciclônicas


Secas




A seca é a secura incomum do solo, resultando em quebra de safra e escassez de água e para outros usos, que é causada pela chuva significativa baixa do que a média durante um período prolongado. ventos quentes e secos, escassez de água, altas temperaturas e consequente evaporação da umidade do solo pode contribuir para condições de seca.



Vaga-magra-Seca
Vaca Magra na Seca



Tempestades




Tempestades severas, nuvens de poeira e erupções vulcânicas pode gerar relâmpagos . Além dos danos tipicamente associados com tempestades, como ventos, granizo e inundações, o relâmpago em si pode danificar edifícios, acender fogueiras e matar por contacto directo.
Agitação atmosférica violenta, muitas vezes acompanhada de chuva, granizo, vento, raios e trovões; temporal, procela.


Tempestade-raios
Tempestade com Raios



Granizo




Chuvas de granizo são quedas de gotas de chuva que chegam como gelo, em vez de derreter antes que caiam no chão

As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.


Chuva-Granizo
Chuva de Granizo


Postagens mais visitadas deste blog

TERREMOTO DO HAITI EM 2010 E SUAS CONSEQUÊNCIAS

COMO SÃO OS FENÔMENOS NATURAIS EM NOSSO PLANETA

FENÔMENOS NATURAIS EROSÕES

FENÔMENO NATURAL, AURORA BOREAL