Alguns dos Vulcões mais altos da Terra


Você sabia que os vulcões mais altos do mundo ficam todos na América do Sul?, bem amigos e amigas se não sabiam eis um breve resumo de alguns destes vulcões que parte deles estão inativos a muito tempo, abraços a todos e boa leitura.
Vulcão-kilauea-Havaii

Vulcão kilauea Havaii


Vulcão Ojos Del Salado

Considerado um dos vulcões mais alto da terra, com 6893 metros de altitude e a segunda montanha mais alta da América do Hemisfério Ocidental e do Hemisfério Sul, fica localizada entre o Chile e Argentina a 600 km ao norte do Aconcágua.

A cidade mais próxima do Ojos del Salado é Copiapó, está a 280km da base do Vulcão, é conhecida como a ante-sala do deserto de Atacama. É nesta cidade que deve ser solicitada a autorização para escalada e feitas as últimas compras, depois não existe mais nenhum apoio.

O Acampamento Base é em Laguna Verde (4300 m) onde existe um refúgio de montanha chamado Claudio Lucero, acessível em veículos normais. Ali nas redondezas existem termas com águas com mais de 40ºC. O segundo Acampamento está a 5200 metros de altitude onde também existe outro refúgio, chamado de Atacama que no momento é o último local onde se pode chegar em veículo 4x4. O último acampamento é Tejos que está a 5750 m de altitude e dispõe de seis camas e pode ser usado por quem chegar lá, desde que exista vaga. Havia uma estrada até este refúgio, porém na atualidade ela se encontra intransitável para veículos.

No final de 2008, um dinamarquês , após chegar o cume não conseguiu descer e jamais foi encontrado o seu corpo, apesar das muitas expedições de busca, inclusive com helicóptero. Este triste acidente corrobora com a ideia da contratação de um guia local.

É considerado um vulcão ativo. Estudos recentes dizem que a sua última erupção ocorreu há aproximadamente 1300 anos. Porém na sua cratera, ainda existem fumarolas e no seu entorno existem diversas termas aquecidas pelo seu calor.
Ojos-Del-Salado-entre-Argentina-Chile
Ojos Del Salado entre Argentina e Chile
Origem da imagem: Wikipedia






Vulcão Monte Pissis


Localizado na Argentina na Cordilheira dos Andes com 6795 metros é o terceiro mais alto do continente Americano.

Devido à sua localização no deserto de Atacama, a montanha é extremamente seca, apenas retendo neve no cume e no inverno. Apesar disso, tem um extenso glaciar com crevasses, algo único na região, na sua vertente norte. Montanha alta e remota, não é de muito difícil escalada sob o ponto de vista técnico, embora longa e extenuante. Está situado a 550 km a norte do Aconcágua.

Monte-Pissis-entre-Argentina-Chile
Monte Pissis entre Argentina e Chile
Origem da imagem: Wikipedia 



Vulcão Nevado Três Cruces Sur

Maciço vulcânico da Cordilheira dos Andes entre Argentina e Chile tem 6749 metros, formada de pequenas geleiras que permanecem até no verão, localizado no parque nacional Nevado Três Cruces.
Nevado-Tres-Cruces-entre-Argentina-Chile
Nevado Três Cruces entre Argentina e Chile
Origem da imagem; Wikipedia


Vulcão Llullaillaco

Um extratovulcão localizado na fronteira entre Argentina e Chile na Cordilheira dos Andes, o vulcão atinge 6739 metros de altitude e sua ultima erupção foi em 1877.
Estratovulcão é um vulcão em forma de cone, formado pelo magma extravasado. Quando nasce um vulcão ele não tem esse formato, a partir de suas erupções é que ele ganha forma. 
Fica na Puna de Atacama, região de altos picos vulcânicos, que conforma um planalto no deserto de Atacama, entre a Argentina e o Chile que é considerado por muitos como o começo ou o fim do Altiplano Boliviano, um dos locais do mundo com menos precipitação. 
O acesso ao Llullaillaco é feito por meio de veículos 4x4 ou mulas. Estas últimas podem ser alugadas aos habitantes dos vilarejos da zona. Do lado chileno, pode-se aceder atravessando o parque nacional homônimo, por meio de caminhos de terra em mau estado e pistas escassamente sinalizadas, correndo o risco de terminar em campos minados. Tais caminhos terminam numa zona onde habitualmente os montanhistas estabelecem o seu acampamento base, a 4600 m de altitude.
O Llullaillaco é famoso por ter o sítio arqueológico mais alto do mundo, de onde foram retiradas 3 crianças mumificadas. Tais crianças encontram-se hoje no acervo do MAM, Museo Arqueológico de Alta Montanha, localizado na cidade de Salta
Vulcao-Llullaillaco-entre-Argentina e Chile
Vulcão Llullaillaco entre Argentina e Chile

Origem da imagem: Pixabay

Um muito obrigado aos leitores do blog, querendo saber mais informações sobre vulcões clique neste link: Wikipedia

Postagens mais visitadas deste blog

TERREMOTO DO HAITI EM 2010 E SUAS CONSEQUÊNCIAS

10 desastres naturais mais perigosos da terra

FENÔMENOS NATURAIS, RAIOS E TROVÕES

FENÔMENOS NATURAIS EROSÕES