Canhão de Nazaré, ondas gigantes


Conheçam o canhão de Nazaré em Portugal, com suas ondas gigantes e maravilhosas, onde o surf é o esporte para pessoas que desafiam o perigo devido a sua grande escolha pelos sufistas do mundo todo, com suas grandes ondas que ocorrem neste lugar , compartilhem esta postagem amigos e amigas, obrigado.
Nazare-onda-gigante
Nazaré, onda gigante

Canhão de Nazaré

Um desfiladeiro submarino de origem tectônica situado ao largo da costa da Nazaré, Portugal. Dependendo das regiões que atravessa, é possível distinguir três secções do Canhão da Nazaré. A secção inicial que se estende até ao bordo da plataforma continental, encontra-se a menos de 1 km de Nazaré e estende-se até 60 km ao largo, composto por ravinas e forma de V. A secção média do canhão, que corresponde à parte onde este rasga a vertente continental estende-se por 57 km, desde o bordo da plataforma até à base da vertente continental, a profundidades de 4 050 metros.

O Canhão de Nazaré também funciona como um polarizador de ondulações. As ondas conseguem viajar a uma velocidade muito maior pela falha geológica, chegando na costa praticamente sem dissipação de energia. A Praia do Norte, na vila de Nazaré, apresenta consistentemente ondas significativamente maiores do que o restante da costa portuguesa por conta do Canhão de Nazaré. As correntes predominantes de norte funcionam como condutas sedimentares, ao longo das quais há intensificação dos processos de transporte de partículas entre a zona costeira e o domínio profundo do mar, o transporte de matéria particulada (sedimentos) ao longo de todo o canhão parece eficiente. Este desfiladeiro submarino provoca grandes alterações ao nível do trânsito sedimentar litoral, uma vez que este vale é um autêntico sumidouro para os sedimentos provenientes de norte, da deriva litoral, o que justifica a inexistência de grandes extensões de areia nas praias a sul da Nazaré.
Ondas-gigantes-Nazaré-Portugal
Ondas Gigantes, Nazaré Portugal
Origem da imagem: Wikipédia

O Canhão da Nazaré gera a afluência à superfície de águas ricas em nutrientes e plâncton, permitindo a presença de uma fauna bastante rica em espécies de interesse comercial. Tem vindo a ser alvo de vários estudos por parte da Marinha Portuguesa, e várias outras instituições, nacionais e estrangeiras, com o objetivo e como argumento para expansão da "Zona Econômica Exclusiva Portuguesa" (ZEE). Recentemente os pesquisadores encontraram, por exemplo, um tubarão a 3 600 metros de profundidade, assim como diversas colônias de corais.
Onda surfada por Rodrigo Koxa

A maior onda oficializada do mundo até o momento foi surfada em Nazaré Portugal pelo brasileiro Rodrigo Koxa no dia 08 de Novembro de 2017, com 24,38 metros, que bateu o recorde anterior que era de McNamara por 61 centímetros.

Fonte de pesquisa: Wikipédia

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

TERREMOTO DO HAITI EM 2010 E SUAS CONSEQUÊNCIAS

FENÔMENOS NATURAIS, RAIOS E TROVÕES

FENÔMENOS NATURAIS EROSÕES